Anatel proíbe Banco Garantia de participar do controle da Convexx

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de setembro de 2001 as 18:26, por: cdb

Empresas do Banco Garantia foram proibidas pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – de participar do controle acionário da Convexx Communication do Brasil S/A, que presta serviços de telecomunicações sob o regime de Serviço Limitado Especializado de Telecomunicações. De acordo com a agência, a proibição está ligada ao fato de que o banco é um dos controladores da Telemar.

Segundo fontes do órgão regulador – durante o processo de reestruturação societária da Convexx – a Anatel constatou que três dos novos acionistas da empresa, América Latina Logística (ALL), South América Capital (SAC) e ALL Holding são controlados pela GP Participações, que por sua vez é vinculada ao Banco Garantia. Como este banco é um dos controladores da Telemar, a legislação que regulamentou a abertura do setor proíbe que empresas coligadas ou controladas por empresas participantes do controle de operadoras de telefonia fixa obtenham licenças para explorar outros serviços de telecomunicações antes que a tele fixa antecipe as metas de universalização.

Assim, a Anatel definiu que as empresas ligadas ao Garantia reduzissem suas respectivas participações na Convexx de forma que não façam parte do controle acionário da empresa, sendo que com a decisão, a Convexx será controlada apenas pelos bancos Unibanco e Crédit Suisse First Bank e as empresas ligadas ao grupo do Banco Garantia ficarão apenas com participações minoritárias.