American Express vai demitir mais 6.500 funcionários

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de dezembro de 2001 as 20:23, por: cdb

A American Express anunciou nesta quarta-feira que vai demitir mais 6.500 funcionários. Os cortes – que vão se concentrar no setor de viagens da Amex – se somam às 7.700 demissões já feitas pela multinacional americana neste ano. A empresa, que já estava enfrentando dificuldades no primeiro semestre deste ano, atribuiu os novos cortes aos efeitos negativos dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos na economia mundial.

O valor das ações da empresa caiu, assim como os seus próprios investimentos no mercado financeiro.

Segundo a empresa, metade dos funcionários que serão demitidos já foi avisada e o restante deve receber a notícia até o final do ano. “O ambiente criado por 11 de setembro reforçou a necessidade de flexibilizarmos nossa estrutura de custos de forma que possamos nos adaptar a um período de incerteza econômica”, disse o diretor da Amex, Kenneth Chenault.

Os lucros da empresa, que é baseada em Nova York, caíram 60% no terceiro trimestre deste ano por causa da diminuição no turismo – um dos efeitos da desaceleração da economia americana. Investidores reagiram mal ao anúncio das demissões da Amex. As ações da empresa caíram quase 4% na Bolsa de Valores de Nova York.