América do Sul fica sem uma vaga para o próximo mundial na Alemanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 17 de dezembro de 2002 as 15:25, por: cdb

O Comitê Executivo da Fifa definiu nesta terça-feira o número de vagas que cada continente terá na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. A América do Sul saiu prejudicada na divisão e ficará com quatro vagas fixas, perdendo a disputa da repescagem que teve na última Copa.

A surpresa foi a inclusão de uma vaga fixa para a Oceania, atendendo ao pedido da Federação Australiana. Até a Copa passada, o vencedor das eliminatórias da Oceania precisava jogar a repescagem contra um país sul-americano.

O continente com o maior número de vagas na Copa do Mundo de 2006 será a Europa, dona de 14 lugares (13 em disputa e um definido para a Alemanha, país-sede). A África aparece logo em seguida, mantendo as cinco vagas que teve em 2002.

A América do Sul terá quatro vagas, o mesmo número de lugares da Ásia. A diferença é que os sul-americanos já conquistaram nove títulos mundiais (cinco com o Brasil, dois com a Argentina e dois com o Uruguai), enquanto os asiáticos sequer chegaram a uma final de Copa do Mundo.

A Concacaf, que abriga os países das Américas do Norte e Central terá três vagas fixas na Copa. Resta apenas uma vaga a ser definida na repescagem, entre um país da Ásia e outro da Concacaf.