Alunos fazem prova para o Nova Escola

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 16 de novembro de 2005 as 11:23, por: cdb

A Secretaria Estadual de Educação realiza, nesta quinta-feira, as provas do Programa Nova Escola.

O provão de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, acontece para alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental.

Serão avaliados 809.169 alunos da rede pública do Rio de Janeiro distribuídos em 22 872 salas, em 1 590 escolas da rede estadual e 324 escolas municipais de 29 municípios do Estado do Rio de Janeiro que participam do programa Nova Escola.

Participam da avaliação todos os alunos das 2ª, 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio e uma amostra das 5ª, 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio.

O secretário Claudio Mendonça acompanhará, às 8h30, as provas no Colégio Júlia Kubitschek – rua Gal. Caldwell, 182, Centro.

Na unidade, 580 estudantes serão avaliados. Setenta deles do Ensino Fundamental e 510 do Ensino Médio.

Além da prova, o aluno preencherá o questionário socioeconômico. Todo o procedimento deve durar três horas.

Não existe cartão de inscrição e nem de confirmação, basta que o aluno compareça ao colégio no turno em que estuda.

Este ano, graças a um convênio com o MEC que fará pela primeira vez o (Anresc) Avaliação Nacional do Rendimento Escolar os testes vão atingir um número ainda maior de estudantes.

Serão incluídos 165 mil alunos das 4a e 8a séries de escolas com mais de 30 alunos por turma.

Destes, 113 mil são de escolas estaduais e 52 mil de municípios conveniados. Esses testes acontecerão entre os dias 16 e 30 de novembro, aplicados pela Fundação Cesgranrio.

A SEE decidiu unir as duas avaliações, o Nova Escola e o Anresc numa só, para evitar que fossem feitas duas análises diferentes para as mesmas séries e para não mobilizar as escolas para mais um dia de prova sem necessidade.

Os testes foram elaborados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora que selecionou uma equipe de 8 profissionais experientes para coordenar a aplicação da prova.

Foram selecionados 29 Supervisores Regionais para atuarem nas 29 coordenadorias. Eles foram escolhidos pela experiência na área educacional e conhecimento da realidade do Rio de Janeiro.

Estes profissionais são responsáveis pelo planejamento e implementação de todas as ações para a aplicação dos testes e questionários.

Para isso, contam com o trabalho de 753 Apoios Locais para ajudar no desempenho de suas funções.

Trabalharão ainda, 37 Apoios de Cadastro que auxiliarão a cadastrar os aplicadores, validar as atividades e acompanhar o pagamento dos profissionais.

No dia da prova 456 aplicadores reserva vão ficar de plantão para atender possíveis faltas dos 22.872 aplicadores selecionados.