Alunos da rede pública apresentam danças folclóricas no Teatro Juarez Machado

Arquivado em:
Publicado Terça, 24 de Janeiro de 2012 às 10:05, por: CdB

Nesta sexta-feira (25/11), duas apresentações de alunos da rede pública municipal vão levar o charme da música e da dança ao palco do Teatro Juarez Machado. No período da tarde, às 15h, quatro escolas vão expor o resultado do "Projeto de Pesquisa de Danças Folclóricas - Sobre o Folclore Europeu".

No palco, as escolas municipais Anita Garibaldi, Pastor Hans Müller, Lacy Luiza da Cruz Flores e Lauro Carneiro de Loyola vai mostrar os elementos originais da dança que os povos ancestrais e/ou imigrantes dançavam, estilizando as apresentações dentro de técnicas cênicas. O que resultou em danças folclóricas mais dinâmicas sem descaracterizar a tradição.

As coreografias vão representar cinco países do continente europeu

O primeiro país representado será a Turquia, que será apresentado pela Escola Municipal Lauro Carneiro de Loyola; o segundo será a Suíça, pelos alunos da Escola Municipal Pastor Hans Müller, e o terceiro país será a Itália, a ser representado pela Escola Municipal Lacy Luiza da Cruz Flores. O quarto país será Portugal, com os alunos da Escola Municipal Anita Garibaldi, e o quinto país será a Áustria, representado pelos alunos da Escola Municipal Pastor Hans Müller.

As Faces do Brasil

No período da noite, a partir das 19h30, sobem ao palco do Teatro Juarez Machado os trabalhos de pesquisa das Danças Folclóricas Brasileiras com o espetáculo: "As Faces do Brasil". É feito um breve passeio por três regiões do país onde as manifestações do folclore, as lendas e a cultura popular serão evidenciados nas músicas, nos figurinos e movimentos reproduzidos coreograficamente.

As pesquisas realizadas dão uma "pitada" do que é ser brasileiro, mantendo suas tradições e costumes apesar de todo o progresso. As coreografias elaboradas pelos alunos busca manter viva a tradição de um povo por meio da música, na dança, na culinária, nas suas crenças e no modo simples de viver é ter sempre presente a sua história.

O espetáculo está dividido em três atos.

No primeiro ato a é apresentada a região Nordeste que traz o Bumba meu Boi, o Xaxado e a Quadrilha para retratar a alegria de um povo guerreiro, resistente, mas festeiro. As apresentações serão com os alunos das escolas municipais João de Oliveira, Orestes Guimarães e Pedro Ivo Campos.

No segundo ato é retratado o Sudeste brasileiro, mas precisamente o Rio de Janeiro, conhecido mundialmente pelo seu carnaval que é referência na música popular brasileira influenciando outras tendências musicais. A primeira capital do Brasil também é a capital do samba que será mostrado em uma versão do nosso folclore brasileiro onde as apresentações ficam por conta dos alunos das Escola Municipais Germano Lenschow

No terceiro e último ato, é representado o jeito de ser paraense com atenção no modo de falar, cantar, dançar e vestir. Apesar das influências do resto do país o nortista mantém a simplicidade e o gosto pelas coisas da terra. As festas são marcadas pelos arrastapés onde não pode faltar o Carimbó e outras muitas danças. Os alunos responsáveis por estas apresentações serão das escolas municipais Avelino Marcante, Curt Alvino Monich, do Polo do Programa Saber e Acontecer da Escola Municipal Laura Andrade, das escolas Padre Valenti Simioni e Hilda Anna Krisch. Além do Polo do Projeto Saber e Acontecer do CEAPE Pirabeiraba com alunos das escolas Adolpho Bartsch, Presidente Arthur da Costa e Silva, Francis Rieper, Emílio Paulo Roberto Hardt e Avelino Marcante.

Serviço:

* O que: Projeto de Pesquisa de Danças Folclóricas Europeias
* Quando: Sexta (25/11) 15 horas
* Onde: Teatro Juarez Machado
* Quanto: Gratuito


* O que: Mostra de Danças Folclóricas Brasileiras
* Espetáculo: As Faces do Brasil
* Quando: Sexta (25/11) 19h30
* Onde: Teatro Juarez Machado
* Quanto: Gratuito

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo