Alterações no trânsito do centro começam a ser efetivadas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 13:32, por: cdb

Com uma frota de mais de 85 mil veículos, Sete Lagoas sofre, assim como outras grandes cidades, com o grande número de veículos em circulação. Para buscar alternativas para proporcionar maior fluidez ao tráfego e garantir o respeito ao pedestre e à legislação de acessibilidade, algumas alterações no trânsito começaram a ser implantadas. Placas com a proibição de estacionamento na Rua Paulo Frontin já foram colocadas, além de uma ação mais rigorosa em relação ao estacionamento em cima das calçadas. Conforme o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Caio Valace, algumas mudanças se fizeram emergenciais, a fim de ordenar o crescimento da cidade e garantir que o pedestre seja respeitado.

Caio Valace reconhece que algumas medidas possam parecer, no início, antipáticas e polêmicas. “Mas nossa população e, principalmente, os comerciantes irão perceber que as mudanças pretendem beneficiar o ser humano e a cidade, no geral. Não podemos aceitar, indiferentes, que pedestres continuem correndo risco de atropelamento nas vias porque as calçadas foram ocupadas indevidamente e não lhes é permitido usá-las corretamente”, acrescentou. Para explicar melhor toda essa questão, além de apresentar o projeto da Plataforma Logística Multimodal de Sete Lagoas, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano convida a comunidade para participar de um workshop, no próximo dia 02 de fevereiro, no Receptivo Turístico da Gruta Rei do Mato.

A proposta é a de promover o debate e a participação popular dentro da proposta de política pública de trânsito e transporte. O objetivo principal é o de dotar a cidade de mais qualidade e urbanisticamente mais prazerosa. Um dos viés desta proposta, enfatiza Caio Valace, é o de facilitar o acesso para os bairros. Um dos corredores são sofreram intervenção que é o do acesso aos bairros JK e Planalto, a fim de aliviar o trânsito na rua Professor Abeylard.

Outras alterações, como instalação de semáforo na Policena Mascarenhas com Alda Cristelli, estão previstas, assim como o alargamento do passeio em um metro da rua Benedito Valadares. A rua também passará a ser de mão única, sentido Centro Bairro e a Avenida João Pinheiro também adotará o sentido de mão única no sentido contrário. O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Caio Valace, lembra que tais alterações levaram em conta, além de um reivindicação da comunidade, mas também as estatísticas de acidentes. A segurança para o pedestre é levada em conta e por isso foi concluída recentemente a instalação e pintura da sinalização vertical e horizontal nas ruas Souza Viana e Senhor dos Passos.

Guarda Municipal

Para garantir tranquilidade e segurança aos condutores nas alterações em locais de estacionamento, vias que terão seu sentido alterado e demais mudanças no trânsito de Sete Lagoas a Guarda Municipal fará um trabalho de orientação nas ruas da cidade. Conforme o comandante da Guarda, CMT Gilberto: “nesse primeiro momento a corporação fará um trabalho de orientação junto à comunidade durante um período de adaptação”.