Alta costura parisiense recebe homenagem de Stella McCartney

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de março de 2003 as 19:03, por: cdb

Stella McCartney é uma estilista tipicamente britânica, mas na segunda-feira ela fez uma homenagem a Paris, sua cidade de adoção, exibindo casacos bem cortados e corpetes femininos inspirados na grande tradição da alta costura parisiense.

Celebridades britânicas como Marianne Faithfull, Kate Moss e seu namorado Jefferson Hack se reuniram num pavilhão em estilo art déco diante da Torre Eiffel para assistir ao desfile, no quinto dia das coleções de prêt-à-porter em Paris.

Se a primeira fileira de convidados era representativa da “Cool Britannia”, as roupas apresentadas foram inspiradas pela Cidade das Luzes.

Um trenchcoat de lã cor-de-vinho, usado com cinto e de mangas-morcego, se abria em dobras fundas que lembravam o New Look lançado por Christian Dior após o término da 2ª Guerra Mundial, quando o fim do racionamento significou que os estilistas puderam voltar a esbanjar, usando grandes quantidades de tecido.

Enquanto isso, um casaco bege de gola alta ostentava remates de fita de gorgorão rosa, uma das técnicas favoritas de Jacques Fath.

O mesmo remate de fita aparecia num bustiê de cetim cinza com camadas de chiffon desgastado, usado com saia justa de lã com uma fenda pregueada atrás.

Graças ao treinamento rigoroso feito em Savile Row, a região de Londres famosa por seus ternos de alfaiataria, os conhecimentos técnicos de McCartney são insuperáveis.

A filha do ex-Beatle Paul McCartney ergueu sua reputação sobre criações elegantes e sexies com um toque de garota rock, primeiro na maison francesa Chloe e agora com sua grife própria, que pertence ao grupo italiano Gucci.

Fãs dela como as estrelas de Hollywood Liv Tyler e Kate Hudson vão disputar a tapas seus vestidos de noite de cetim bordados com cristais transparentes, ou então o bustiê rosa-choque com saia justíssima.

“Algumas peças foram realmente assombrosas. As que eram decoradas com jóias eu achei realmente ousadas e divertidas”, disse a atriz britânica Thandie Newton.

Newton, que estrelou ao lado de Tom Cruise em “Missão Impossível II”, disse que foi o primeiro desfile ao qual assistiu na vida, mas demonstrou já ter entendido como funciona a indústria da moda.

“Vejo a personalidade dela nas roupas porque a conheço. Isso é muito importante.As pessoas querem que as roupas que criam revelem algo sobre sua personalidade. Então você compra coisas criadas pelo estilista com cuja personalidade você se identifica ou admira”, e, com isso, a atriz resumiu à perfeição a atração exercida por Stella McCartney.