Alonso dá aula de pilotagem e vence, em casa, o GP da Europa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 24 de junho de 2012 as 11:14, por: cdb
Alonso
Alonso 'belisca' a zebra e segue na frente até o lugar mais alto no pódio

Em uma corrida emocionante, com ultrapassagens, colisões e a brigas por um lugar no pódio, o bicampeão Fernando Alonso liderou em Valência na manhã deste domingo. Após um sábado para ser esquecido pela Ferarri, com o 11º lugar no grid, o espanhol se superou, em uma prova de recuperação perfeita e venceu o GP da Europa para assumir a liderança do Mundial de Pilotos.

Além da série de ultrapassagens e da verdadeira aula de pilotagem, Alonso construiu sua vitória também graças a uma bandeira amarela e ao abandono de Sebastian Vettel na 35ª volta. No momento, o espanhol era segundo colocado. Ao herdar a ponta do alemão, que parou por problemas mecânicos, Alonso controlou a aproximação do inglês Lewis Hamilton.

Nas voltas finais, o piloto da McLaren errou, foi ultrapassado por Kimi Raikkonen e, quando defendia a terceira posição, se envolveu em acidente com Pastor Maldonado, abandonando. Raikkonen foi o segundo e Michael Schumacher terminou em terceiro.

Felipe Massa também no começo esboçou uma corrida de recuperação, mas foi atrapalhado por um toque com o japonês Kobayashi na volta 36 quando brigava por posições intermediárias. O brasileiro então teve que parar mais uma vez nos boxes e teve a corrida comprometida.

Outro brasileiro, Bruno Senna encarou uma situação parecida. Viu-se envolvido em um acidente com Kobayashi, mas foi punido, realizou um drive-through, mas ainda teve tempo de ganhar posições e chegar próximo à zona de classificação.