Allawi apóia presença de curdos na cúpula do Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 12 de fevereiro de 2005 as 17:18, por: cdb

O premier iraquiano, Iyad Allawi, disse neste sábado que apóia as aspirações dos líderes curdos que desejam ocupar postos na cúpula do governo iraquiano, após um encontro com o dirigente curdo Jalal Talabani.

– Partindo do princípio de igualdade entre todos os iraquianos, apoiamos o desejo dos curdos de ocupar postos (no poder) no Iraque. – declarou Allawi depois de se reunir com o líder da União Patriótica do Curdistão (PUK) em Suleimaniya, nordeste do Iraque.

Talabani afirmou que as eleições de 30 de janeiro passado no Iraque foram um “verdadeiro sucesso”, apesar dos contratempos. “Quando forem anunciados os resultados, iremos a Bagdá (capital) para seguir cooperando com nossos aliados (…) para atingir nosso objetivo comum de construir um Iraque democrático, federal e independente”, afirmou.

Allawi conversou na quinta-feira (10) com o líder de outra formação curda, Massoud Barzani, do Partido Democrático do Curdistão (KDP), que manifestou sua preocupação com o monopólio do poder.

Segundo resultados parciais, o partido de Allawi, está na terceira posição, atrás da formação apoiada pelos líderes religiosos xiitas e pela aliança curda (PUK e KDP).