Alemanha começa a apurar escândalo da arbitragem

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de janeiro de 2005 as 11:59, por: cdb

A Associação Alemã de Futebol (DFB) convocou uma reunião de emergência do conselho na segunda-feira, depois da chocante renúncia de um árbitro depois da suspeita que ele teria interferido em um jogo da Copa da Alemanha e apostado no resultado.

O árbitro Robert Hoyzer, que segundo a DNB negou as alegações, é suspeito de ter apostado no jogo da primeira rodada da Copa da Alemanha entre o Hamburg SV, da primeira divisão, e o SC Paderborn, time da liga regional, em agosto último.

O Hamburg abriu vantagem de 2 x 0, mas tomou a virada por 4 x 2 depois que Hoyzer expulsou o atacante Emile Mpenza no primeiro tempo, por tê-lo insultado, e marcou dois pênaltis para o time da liga regional.

A DFB, assim que as primeiras notícias sobre suas suspeitas foram veiculadas na tarde de sábado, disse que também irá investigar outros jogos que Hoyzer apitou. Hoyzer, 25, que nunca apitou jogos de primeira divisão, renunciou na noite de sexta-feira, disse a DFB.

O escândalo ameaça obscurecer o anúncio na segunda-feira dos procedimentos de venda para os ingressos da Copa do Mundo de 2006, que será sediada pela Alemanha. A DFB convocou uma reunião de emergência na segunda-feira e disse que espera completar a investigação o mais rápido possível.

– É sempre uma obrigação do conselho de controle chegar às suas conclusões rapidamente, particularmente em um caso tão estressante – disse o presidente do conselho, Horst Hilpert, à agência alemã de notícias esportivas SID neste domingo.

O porta-voz da DFB Harald Stenger acrescentou:

– Não deixaremos pedra sobre pedra nesta investigação – disse ele.

O Hamburg SV disse que considera a possibilidade de uma ação legal se as suspeitas forem confirmadas.

– O Hamburg SV sofreu um estrago muito grande, e também o futebol alemão – disse Bernd Hoffman, presidente do clube de Hamburgo, à TV ZDF.

A DFB negou qualquer possibilidade de realização de uma nova partida. O Hamburg estava na lanterna do Campeonato Alemão na época, depois de perder seus dois primeiros jogos. O técnico Klaus Toppmoeller perderia seu cargo no meio de outubro.

– Eu tive a impressão na época que aquele era um jogo que podíamos ter vencido – disse Toppmoeller à ZDF.