Além da estrutura, 40 profissionais estarão de plantão até o final da festa Publicada em 23/03/2012 às 20:03

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 17:43, por: cdb

Foto: Agnaldo Silva
A Secretaria da Saúde instalou dois postos médico na festa

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), montou um esquema especial para atender a demanda da Festa de Arembepe, que teve início nesta sexta-feira (23/03) e segue até domingo (26/03).

Foram instalados dois postos médicos, um na Arena de Shows e outro no circuito onde acontecem os desfiles dos blocos. Os casos mais graves serão encaminhados para o HGC (Hospital Geral de Camaçari). A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da localidade estará de prontidão e funcionará 24horas.

Uma equipe de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, trabalha das 11h até o encerramento dos shows. Além disso, três ambulâncias da Secretaria estarão disponíveis, caso haja necessidade de deslocamento de pessoas.

Os serviços da Sesau são reforçados com os trabalhos de agentes da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, estes últimos, responsáveis por averiguar as condições de higiene dos alimentos oferecidos no evento. Profissionais do Cres (Centro de Referência Especializada em Saúde) realizam ações educativas e distribuem preservativos.

De acordo com Sesau, a maioria das ocorrências está relacionada ao uso excessivo de bebida alcoólica. Para estes casos, a equipe montou o Bebódromo, espaço específico para atender casos de embriaguez.

De acordo com a coordenadora de eventos da Sesau, Dora Guimarães, é importante que as pessoas se preocupem com hidratação e a qualidade dos alimentos ingeridos. “O ideal é que os foliões tomem bastante líquido e observem o limite de ingestão de bebida alcoólica”, alerta.