Alcatel compra Lucent Technologies por US$ 13 bilhões

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 2 de abril de 2006 as 15:30, por: cdb

As empresas de equipamentos de telecomunicações Alcatel e Lucent Technologies anunciaram neste domingo que chegaram a um acordo definitivo para formar um novo grupo com receitas em torno de 25 bilhões de dólares. A francesa Alcatel vai comprar por US$ 13 bilhões o controle da Lucent, ficando com 60% das ações. A transação acontece em meio a uma onda de consolidação na indústria de telecomunicações. Haverá redução de 10 por cento da mão de obra, informaram as empresas.

Como parte do acordo, os acionistas da Lucent vão receber 0,1952 de um ADS (American Depositary Share) representando ação com direito a voto da Alcatel para cada ação preferencial da Lucent.

– Esta é uma indústria onde tamanho e escala importam – afirmou a presidente-executiva do novo grupo, Patricia Russo, da Lucent, em teleconferência.

O presidente executivo e chairman da Alcatel, Serge Tchuruk, será o presidente do Conselho da nova empresa com sede em Paris. O acordo transatlântico foi complicado em parte pelos planos da Alcatel de aumentar sua participação no grupo francês de equipamentos eletrônicos de defesa Thales, tema político sensível que envolveu os governos da Alemanha e da França.