ALBA rechaça inclusão de Cuba entre países que auspiciam terrorismo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de novembro de 2012 as 16:34, por: cdb

A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) rechaçou “a absurda e insustentável inclusão” de Cuba na lista de países que supostamente auspiciam o terrorismo, apresentada a cada ano pelos Estados Unidos.

No comunicado difundido pelo bloco regional, se explica que o propósito de Washington com essa medida é “justificar” o bloqueio econômico, comercial e financeiro que mantém contra o povo caribenho há mais de meio século e repudiado recentemente por mais de 90% dos países membros das Nações Unidas.

“Tal procedimento se constitui em um mecanismo ilegítimo que não conta com o apoio internacional e que foi condenado em múltiplos fóruns, incluindo o Movimento de Países Não Alinhados, e mais recentemente a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos”, acrescentou o documento oficial.

Composta por 11 países da região, a Alba exigiu a imediata exclusão de Cuba da lista, no qual qualificou de arbitrária e unilateral. Também rechaçou “a prática de alguns Estados de atribuir-se o direito de emitir ‘certificações’ e ‘listas’ de países que supostamente auspiciam o terrorismo”.

Fonte: AVN