Água em Tóquio já está com níveis normais de concentração de iodo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de março de 2011 as 04:10, por: cdb

Da Agência Lusa

Brasília – O nível de iodo radioativo na água da torneira em Tóquio voltou hoje (24) a ficar abaixo do limite legal. A constatação é das autoridades japonesas que advertiram que 23 bairros da capital estavam ameaçados, assim como cinco cidades da região metropolitana da capital. As autoridades informam que a taxa de iodo em Tóquio baixou de 79 becqueréis por quilograma na estação de tratamentode Kanamachi (no departamento de Katsushika).

O limite máximo de iodo estabelecido é 100 becqueréis por quilo para que os bebês não sofram riscos nem ameaças. Ontem (23), a concentração de iodo radioativo chegou a 210 becqueréis, levando as autoridades a desaconselhar que fosse dada às crianças água da torneira.

A prefeitura de Tóquio, com 13 milhões de habitantes, está localizada a 250 quilômetros a sudoeste da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi – onde houve explosões e vazamentos nucleares após o terremoto seguido de tsunami no último dia 11.

Pelos dados oficiais, o número de mortes em decorrência da catástrofe chega a 9.700 pessoas, enquanto 16.501 estão desaparecidas.

Internacionalcontaminaçãoiodojapãoágua» Leia também:

Número de vítimas no Japão aumenta, informam autoridades

Campanha de ajuda às vítimas do terremoto do Japão já arrecadou quase meio milhão de reais

ONU mobiliza suas agências em apoio ao Japão

Ações no Japão são preventivas e risco de aumento de doenças é pequeno, diz presidente da Cnen