Agroindústria tem o melhor resultado em 12 anos

Arquivado em:
Publicado Terça, 15 de Fevereiro de 2005 às 09:35, por: CdB

Em 2004, a agroindústria obteve crescimento de 5,3%, marca mais elevada da série histórica iniciada em 1992, informou nesta terça-feira o IBGE. Como tem sido freqüente nos últimos anos, com exceção de 2003, os setores vinculados à pecuária (5,0%), com crescente inserção externa, apresentaram desempenho superior aos associados à lavoura (4,6%), de maior peso na agroindústria.

O aumento de 22,4% assinalado pelo grupamento de defensivos para uso agropecuário contribuiu para que o total da agroindústria crescesse acima destes dois principais grupamentos (total da agricultura e total da pecuária).

O dinamismo da agroindústria, em 2004, refletiu a influência positiva de vários fatores: maior safra agrícola para alguns dos principais produtos; crises sanitárias, como a gripe aviária em países asiáticos e o mal da vaca louca em alguns países da União Européia; aumento das exportações de bens de capital agrícolas (tratores); e preços internacionais favoráveis, sendo esse último, um fator decisivo para alavancar a produção do setor agroindustrial em 2004.

Em síntese, observou-se que o acréscimo de 5,3% alcançado pela agroindústria em 2004 foi particularmente influenciado pelo fator exportação, quer seja pelo aumento dos preços internacionais de produtos importantes para esse setor, o que estimulou a expansão da safra e o seu conseqüente processamento pela indústria, quer seja pela abertura de novos mercados.

Mesmo no desempenho da produção de máquinas e equipamentos agrícolas foi possível identificar a influência positiva do setor externo, com o aumento das vendas externas contribuindo para que o segmento registrasse crescimento no ano, uma vez que no plano doméstico as vendas de equipamentos agrícolas perderam dinamismo ao longo de 2004.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo