Agricultura fomenta renda familiar com feiras nos bairros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 07:50, por: cdb

Abrindo espaços para os agricultores da região do Imbé, de Dores de Macabu e Baixada Campista, além de outros feirantes do Mercado Municipal, o projeto Feira de Bairro, que se tornou na verdade, um braço do Programa Feira da Roça, via secretaria municipal de Agricultura e Pesca, está permitindo uma expansão de oportunidades na comercialização de produtos como hortaliças, verduras, legumes, pescados, frutas, variedades caseiras e outros entre comunidades residentes em bairros do município.
                   
Na busca de levar qualidade de vida a todos os moradores por meio dos produtores rurais e seus artigos que, prioritariamente, não detém agrotóxicos, o projeto Feira de Bairro está sendo agregado às feiras já tradicionais, conhecidas e mantidas pela Prefeitura de Campos – Alzira Vargas, Praça do Turf-Club e em frente à Igreja N. Sra. do Saco . Os bairros do IPS, Jardim Carioca e próximo ao Colégio Salesiano (Av. Dom Bosco) dispõem de barracas padronizadas contendo todos os mais variados produtos.
                 
No Feira de Bairro do IPS, que funciona das 6h às 13h, todas às quintas-feiras, estão à disposição da população residente próxima, o movimento começa cedo e logo nas primeiras horas, a  maioria dos produtos a serem comercializados entre as 15 barracas dispostas ao lado da Igreja Matriz, já foram vendidos. Um dos feirantes e que está dentro da iniciativa daquela secretaria desde a implantação do projeto, há cerca de um ano, André Lage, essa medida de descentralizar é muito boa e argumentou: “Tanto atende à demanda dos que residem aqui no IPS e bairros vizinhos como São Benedito, Aurora e João Maria, quanto atende aos produtores rurais que podem obter mais alternativas de vendas”, completou.
                
O mesmo pensamento é compartilhado pelo motorista de táxi José Ferreira, que mora no Parque Leopoldina e visitou as barracas no IPS. Para ele, quanto mais incentivo for dado pela municipalidade para que haja uma melhor renda entre os feirantes é melhor e acrescenta: “É preciso que seja ampliado esse projeto e eu gosto de todos os produtos que posso adquirir perto da minha casa, que também possui uma feira da roça, aos sábados”, disse.
              
Confira onde se pode encontrar produtos da Feira da Roça em Campos:

– Parque Alzira Vargas – Todas às 3ªs e 6ªs feiras das 5h às 13h com 130 feirantes;
– Praça do Turf-Club ao lado da Escola Municipal Maria Lúcia – Todos às 6ªs das 6h às 13h com a presença de 28 produtores rurais inclusive do município de São João da Barra;
– Estrada do Contorno, próximo à Igreja Nossa Sra. do Saco – Aos sábados,contando com 18 barracas de produtores tanto do Imbé, quanto da Baixada e Mercado Municipal, ali o funcionamento é feito das 6h às 18h.
                             
Hoje existem em funcionamento três feiras que são direcionadas a bairros e que são:

– Praça do IPS – Com a participação de 15 barracas abertas das 6h às 13h sempre às quintas-feiras;
– Jardim Carioca (próxima à Rotatória), com atividades  entre as 14 barracas, das 6h às 13h;
– Na Rotatória existente próxima ao Salesiano , no Parque Avenida, envolvendo 14 feirantes que estão atendendo das 6h às 13h.

Postado por: Thábata Ferreira – 02/03/2012 10:34:00

Últimas Notícias…