Agentes administrativos aprendem Noções Básicas de Arquivologia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 17:29, por: cdb

Teve início na tarde dessa segunda-feira, 26, o Curso de Noções Básicas de Arquivo Corrente, oferecido pala Secretaria Municipal de Administração, por meio do Arquivo Público Municipal. Mais de 100 servidores das diversas secretarias que integram a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista participam do curso que se estende até o próximo dia 30.

Na abertura, o coordenador da instituição Rivelito Teixeira falou sobre a importância de formar profissionais para o tratamento adequado de documentos públicos em todas as fases e tirou algumas dúvidas sobre a função dos arquivos públicos. “Arquivo morto não existe. O arquivo é algo vivíssimo. Como nós vamos conhecer no hoje, os eventos do passado se não tiver nenhum documento que registre e que nós possamos acessar.”, comentou.

O curso faz parte de um conjunto de ações integradas, desenvolvidas pelo Arquivo Municipal de Vitória da Conquista, para viabilizar ao município um Sistema de Gestão Documental efetivo, de acordo com os fundamentos que orientam o trabalho arquivístico. Durante o curso, os participantes vão adquirir conhecimentos básicos em arquivologia, tornando-se preparados para realizar os procedimentos relativos à Gestão Documental, observando rigorosamente os padrões legais e técnicos que a área exige.

Uma das facilitadoras do curso, Sônia Brigi, falou aos colegas de outras secretarias sobre a contribuição que seu trabalho dá ao desenvolvimento municipal. “Nós os servidores que somos responsáveis pela guarda e administração de documentos públicos ajudamos e permitimos a construção uma Vitória da Conquista mais potência, mais evoluída, guardamos a memória coletiva dessa comunidade. Porque nós os servidores somos os profissionais da ordem e a nossa contribuição se chama progresso”, disse.