Advogado francês defenderá Saddam Hussein

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de março de 2004 as 10:30, por: cdb

O advogado francês conhecido por defender o criminoso nazista Klaus Barbie e o guerrilheiro Carlos, o Chacal, disse no sábado que um sobrinho de Saddam Hussein escolheu-o para representar o presidente deposto.

Jacques Verges, que também defende o ex-vice-primeiro-ministro iraquiano Tariq Aziz, confirmou à Reuters detalhes de um artigo de jornal sobre seu envolvimento na defesa de Saddam, que também contará com outros advogados franceses.

O Conselho de Governo do Iraque está criando em Bagdá um tribunal de crimes de guerra para julgar Saddam de acusações que poderão incluir genocídio e crimes contra a humanidade.

De acordo com o diário francês Le Parisien, Verges estabeleceu uma possível estratégia de defesa baseada no apoio norte-americano a Saddam nos anos 1980. Ele acredita que o secretário de Defesa Donald Rumsfeld poderá ter que testemunhar no julgamento.

Rumsfeld visitou o Iraque e se reuniu com Saddam 20 anos atrás, quando era enviado especial do presidente Ronald Reagan. Os dois países tinham relações militares e comerciais próximas, as quais se dissiparam quando o Iraque invadiu o Kuweit, em 1990.