Adversária de Schwarzenegger retira candidatura

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Outubro de 2003 às 08:10, por: CdB

A candidata independente Arianna Huffington retirou na terça-feira sua candidatura ao governo da Califórnia e disse que vai fazer campanha contra a destituição do governador Gray Davis. A campanha de Huffington, uma conservadora que se tornou liberal, não conseguiu decolar diante das de Schwarzenegger ou do vice-governador democrata Cruz Bustamante.

Ontem, ela disse ao apresentador Larry King, da CNN, que não vai apoiar nenhum dos candidatos na eleição de 7 de outubro. "Estou me retirando e vou concentrar cada onça (medida de peso) do meu tempo e energia para derrotar o recall. Percebi que é a única maneira agora de derrotar Arnold Schwarzenegger."

Na noite de ontem, o jornal Los Angeles Times divulgou uma pesquisa que revela que uma sólida maioria dos eleitores (56 a 42%) quer a saída de Davis, e que o ator Schwarzenegger é o favorito para substituí-lo. Davis perdeu apoio em fatias importantes do seu eleitorado - mulheres, moderados, liberais e eleitores fiéis dos democratas. No começo de setembro, a destituição era apoiada por 50 por cento e rejeitada por 47.

A pesquisa mostrou Schwarzenegger com 40% das intenções de votos, seguido por Bustamante, com 32, e pelo senador estadual Tom McClintock, com 15, segundo o site do jornal (www.latimes.com). O avanço de Schwarzenegger é impressionante. Desde a última pesquisa, ele ganhou mais de dez pontos percentuais entre eleitores independentes, republicanos, idosos, mulheres e outros grupos importantes. A pesquisa anterior mostrava Bustamante na frente, com 30%, 5 pontos à frente do ator e 12 à frente de McClintock.

Fazendo campanha no norte da Califórnia, Schwarzenegger disse que a desistência de Huffington é "interessante" e "traz muita cor para todo o processo". Conhecida como uma colunista irascível e acusadora, Huffington defendeu a convocação do referendo contra Davis e foi sempre muito crítica ao governador, mas agora afirma que o astro de O Exterminador do Futuro representa uma ameaça maior para o Estado. "Acredito que há um perigo claro e presente de que as forças republicanas estejam usando Arnold Schwarzenegger para assumir o controle do Estado", afirmou ela. "Ele é um homem charmoso, um homem agradável, mas realmente não tem nem idéia de como governar o Estado e vai ser comandado pelas mesmas forças que basicamente destruíram tanto da Califórnia."

Mas apesar da insistência de King, Huffington se recusou também a declarar apoio a Bustamante, que tem ideologia próxima à dela, mas vem perdendo terreno nos últimos dias. Durante sua campanha, a ruiva, que já foi do Partido Republicano, criticou Bustamante por ter aceitado doações eleitorais de milhões de dólares de uma tribo indígena que tem cassinos. Ela considerou essa tática um "suborno legalizado".

Enquanto isso, Davis passou o dia fazendo campanha em Los Angeles e, num gesto de conciliação com os empresários, sancionou a reforma de um sistema de indenização a trabalhadores, que já durava 90 anos e era apontado como falido por todos os candidatos. Davis e o presidente da executiva nacional Democrata, Terry McAuliffe, visitaram uma central telefônica criada pelo braço local da central sindical AFL-CIO para tentar convencer os eleitores a votarem por Davis.

As ligações alertam que, se um republicano for eleito, os trabalhadores perderão benefícios que foram conquistados com apoio dos democratas, como o pagamento de horas extras. Susan Pinkus, que organizou a pesquisa do LA Times, disse que o debate televisivo da semana passada parece ter consolidado o apoio ao recall de Davis. Eleitores insatisfeitos com ele - e com os políticos em geral - podem ter concluído que Schwarzenegger é uma alternativa viável para o futuro, segundo ela. A pesquisa notou que o ponto central da campanha de Schwarzenegger tocou em uma corda sensível do eleitorado: ele é visto como o mais capaz de conter a influência de lobbies em Sacramento, a capital estadual.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo