Adolescentes ganham enfermaria exclusiva

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de maio de 2006 as 10:05, por: cdb

O Hospital Municipal da Piedade inaugura na segunda-feira, dia 15 de maio, uma enfermaria exclusiva para atendimento a adolescentes. A iniciativa do Programa de Saúde do Adolescente pretende melhorar o atendimento a este grupo de pacientes, já que os adolescentes têm necessidades específicas que não se adequam nem na enfermaria das crianças e nem na dos adultos.

O objetivo é diminuir os prejuízos psicossociais que uma internação pode causar. Será utilizada uma abordagem apropriada, proporcionando maior oportunidade de integração com o grupo, maior liberdade de expressão e redução da sensação de estranheza e do estresse.

A enfermaria possui seis leitos no total, sendo quatro femininos e dois masculinos. Os profissionais do Hospital Municipal da Piedade estão sendo treinados no Nesa (Núcleo de Estudos de Saúde do Adolescente) da Uerj que, desde 1974, foi pioneiro na implantação desse tipo de enfermaria no Rio de Janeiro. Serão atendidos adolescentes com qualquer doença, exceto casos de ortopedia e de internados no hospital por motivo de violência ou acidente.