Acordo reduz percentual de álcool na gasolina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 15 de janeiro de 2003 as 14:32, por: cdb

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e representantes do setor sucroalcooleiro decidiram hoje (15) reduzir o percentual de álcool na gasolina de 25% para 20% e antecipar a safra de cana-de-açúcar para o final de março ou início de abril. A decisão foi tomada durante reunião encerrada há pouco, em Brasília.

Segundo o ministro Roberto Rodrigues, com a antecipação da safra o setor produzirá 600 milhões de litros de álcool a mais e com redução do percentual do produto na gasolina haverá economia de 250 milhões de litros de álcool. “Essas medidas foram tomadas com base na possibilidade de faltar álcool no mercado, em abril ou maio, por causa do aumento da demanda”, explicou o ministro. Ele garantiu que não haverá nenhum prejuízo para o consumidor. “Ao contrário, essas medidas vão dar segurança absoluta ao consumidor brasileiro”, disse.

Roberto Rodrigues informou que as decisões tomadas hoje somente serão executadas após negociação entre o Ministério da Agricultura, que tem o poder de liberar a portaria, com os Ministérios de Minas Energia, da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior. Encerradas as negociações, as medidas passarão a vigorar no dia primeiro de fevereiro.