Acordo de paz é assinado entre governo do Burundi e rebeldes

Arquivado em:
Publicado Domingo, 16 de Novembro de 2003 às 18:00, por: CdB

O governo do Burundi e o maior grupo rebelde do país assinaram neste domingo na Tanzânia um amplo acordo de paz que poderá encerrar os dez anos de guerra na pequena nação da África Central. O presidente do Burundi, Domitien Ndayiseye, disse a 200 líderes regionais, funcionários e diplomatas que testemunharam a assinatura do acordo que 'essa paz durará enquanto estivermos comprometidos com o processo'.
 
O líder dos rebeldes, Peter Nkurunziza, disse que pediu a todos os combatentes do FDD que respeitem os termos do pacto. O acordo inclui a divisão de poderes entre a maioria hutu e a minoria tutsi nas forças de segurança, assim como no governo e no Parlamento.

No entanto, o otimismo foi abalado pelo fato de o segundo maior grupo rebelde do país, as Forças de Libertação Nacional, ter rejeitado participar das conversações de paz e decidido prosseguir com os combates.

A guerra no Burundi começou em outubro de 1993, após paramilitares tutsis assassinarem o primeiro presidente democraticamente eleito do país, um hutu. Desde então, mais de 200 mil pessoas, a maioria civis, foram mortas nos combates.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo