Acordo da ONU ajuda a restabelecer comunicação após desastres

Arquivado em:
Publicado Quarta, 30 de Março de 2011 às 07:05, por: CdB

Parceria com duas empresas internacionais de satélite deverá propiciar mais rapidez em ações de resgate e socorro.

Foto: UIT

A União Internacional de Telecomunicações, UIT, fechou uma parceria com duas empresas de satélite para ajudar a restabelecer, rapidamente, serviços de comunicação em áreas afetadas por desatres naturais.

Pelo acordo firmado, nesta terça-feira, a Intelsat e a Itso ajudarão a recompor redes de informação para viabilizar ações de resgate e socorro às vítimas.

Necessidade Crescente

O secretário-geral da UIT, Hamadoun Touré, afirmou que os desastres recentes demonstraram a necessidade crescente de recursos de telecomunicações.

Segundo Touré, a tecnologia de satelite é ideal para situações de emergências, por causa da vasta cobertura e rápida mobilização.

A parceria deverá funcionar sempre que a agência da ONU receber um pedido de assistência de seus países-membros afetados por desastres e emergências. Ao ser acionada, a Intelsat consultará a Itso para decidir a doação dos serviços de satélite para a área atingida.

A Intelsat é uma das maiores provedoras de comunicação por satélite, e atua em mais de 200 países.

Já a Itso é uma organização intergovernamental que tem como objetivo garantir o cumprimento de obrigações contratuais pela Intelsat desde a privatização da empresa em 2001.

*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo