Acontece em abril a 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 09:15, por: cdb

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontecerá no sábado, dia 14 de abril, a partir das 8h30, no Adamastor Centro. Aberta ao público, a conferência tem como objetivo analisar as políticas existentes voltadas para as pessoas com deficiência (PcD), além de elaborar propostas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento delas.

 

O encontro é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarulhos, através da Coordenadoria da Deficiência e Mobilidade Reduzida.

O tema escolhido é “Um Olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios”. Considerada um marco poelos militantes da justiça e equidade sociais, a Convenção foi adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 13 de dezembro de 2006, em reunião da Assembleia Geral, para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A palestra, que leva o nome do encontro, ficará a cargo do professor Romeu Kazumi Sassaki, graduado em serviço social e especializado em aconselhamento de reabilitação. O profissional é ativista das causas dos deficientes e tem mais de 40 anos de experiência no assunto. Como integrante das Nações Unidas para Pessoas Deficientes por nove anos (1983-1992) escreveu o livro “Inclusão. Construindo uma sociedade para todos” (WVA Editora).

Desde o dia 10 de março estão acontecendo pré-conferências em vários locais do município, cujos temas serão colocados em pauta durante o evento de 14 de abril. Entre os assuntos debatidos estão educação, esporte, trabalho, reabilitação profissional, acessibilidade, comunicação, transporte, moradia, saúde, prevenção, reabilitação, órteses, próteses, segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

Após a palestra, haverá a plenária para discussão das propostas sistematizadas nas pré-conferências, apresentação e votação dos assuntos debatidos.

Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU

O propósito da Convenção é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente.

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Pré-conferências

24/03/2012, das 8h às 12h – SOS Família São Geraldo, rua Pedro Ângelo Janatelle, 37, Ponte Grande

31/03/2012, das 8h às 12h – Avenida Coqueiral, 90, Jardim São João

Serviço

O Centro Municipal de Educação Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.