Acompanhe os passos para a clonagem de seres humanos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 10 de agosto de 2001 as 18:06, por: cdb

Os Estados Unidos vão financiar pesquisas com células embrionárias humanas, de acordo com a autorização dada nesta quinta-feira pelo presidente George W.Bush, embora com consentimento limitado: Somente será permitido o uso de 60 linhagens de células de embriões, já existentes em laboratórios.

Seguem as principais datas relacionadas às células embrionárias:

– Novembro de 1998: cientistas da Universidade de Wisconsin anunciam que conseguiram isolar e cultivar células embrionárias, retiradas de um blastocisto, embrião com cerca de uma semana de vida, que tem aproximadamente cem células.

– Janeiro de 1999: O Departamento de Saúde decreta que a proibição do Congresso sobre qualquer pesquisa que implica o uso de embriões humanos não se aplica às células cepas.

– Agosto de 2000: O presidente Bill Clinton se pronuncia a favor do financiamento público para a pesquisa sobre células embrionárias, como parte das diretrizes estritas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH).

– Fevereiro de 2001: O presidente George Bush, que se disse contra a pesquisa com células embrionárias durante a campanha eleitoral, impõe moratória sobre o financiamento. Declara-se, além disso, a favor de pesquisas sobre linhagens de células procedentes de outras fontes além do embrião (placenta, adultos).

– 31 de julho de 2001: A Câmara de Representantes aprova um texto que proíbe a clonagem humana. Esse voto é percibido como um primeiro passo para a limitação do financiamento público à pesquisa das células embrionárias por seus opositores (principalmente, conservadores contrários ao aborto).

– 9 agosto de 2001: o presidente George W. Bush autoriza o financiamento federal da pesquisa com o emprego de linhagens de células embrionárias já existentes.