Ações da Operação Guarda-Chuva estão entre as três melhores práticas do país na prevenção de desastres

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 22:35, por: cdb

São Bernardo do Campo é um dos três municípios do País com melhores práticas na prevenção de desastres em áreas urbanas. O Ministério do Meio Ambiente selecionou o projeto Ampliação e Efetivação da Atuação da Defesa Civil de São Bernardo do Campo na Prevenção Municipal de Desastres na Área Urbana como um dos finalistas do 1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O resultado será divulgado nesta quinta-feira (29), em Brasília.

A Prefeitura concorre com Operação Informar pra Prevenir e Operação Alerta Sai de Casa, duas ações da Operação Guarda-Chuva, que reúne medidas preventivas e emergenciais de combate às enchentes.

A Operação Informar Pra Prevenir consiste em reuniões de conscientização com os moradores das 58 áreas de risco. E a Operação Alerta Sai de Casa é realizada em momentos de chuvas intensas para auxiliar as famílias das áreas de risco a sair de casa e buscar refúgio assim que se identifiquem os sinais de agravamento da situação.

Os trabalhos vencedores serão publicados pelo ministério e expostos durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, realizada em 4 de junho, e a Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O evento tem como objetivo proporcionar a divulgação e o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas na gestão ambiental urbana, valorizando e estimulando os avanços no desenvolvimento de cidades sustentáveis.