Aclima se apresenta aos investidores que terão rodada de negócios com os bascos nesta terça

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de março de 2012 as 11:08, por: cdb

Publicada em 13/03/2012 – Atualizado em 13/03/2012 13h59m

Aclima se apresenta aos investidores que terão rodada de negócios com os bascos nesta terça

Um público formado por autoridades e investidores locais ocupou o Salão de Atos do Conjunto III do Centro Universitário Franciscano (Unifra), na manhã desta terça-feira, dando prosseguimento à agenda da missão empresarial do País Basco em Santa Maria, que busca parcerias para desenvolvimento de atividades econômicas com foco voltado à sustentabilidade.

O lema da missão do País Basco é “Juntos podemos mais”, fazendo referência à aproximação estabelecida entre Santa Maria e a Aclima. Na segunda-feira (12), um protocolo de intenções foi assinado abrindo caminho para a instalação de um escritório do cluster na cidade e de uma representação santa-mariense em Bilbao, objetivando parcerias e negócios. Santa Maria será a porta de entrada dos investimentos da Aclima na América Latina, conforme relatou o presidente da entidade.,

A comitiva de empresários e representantes de instituições bascas, liderada pelo presidente da Associação Cluster de Indústrias do Meio Ambiente (Aclima), Juan Luiz Moragues, a diretora geral da entidade, Monica Moso, e a diretora de internacionalização, foi recepcionada pelo prefeito Cezar Schirmer que abriu os trabalhos no Conjunto III da Unifra citando a importância da presença da missão empresarial em Santa Maria. O presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Vilson Serro, também acompanha a agenda da missão basca.

“Estamos entusiasmados com as possibilidades que surgirão através desse intercâmbio que se estabelece entre os dois países. Buscamos identificar um modelo de desenvolvimento sustentável que possa ser aplicado no nosso contexto. Os exemplos das cidades de Bilbao e Vitória, que se reinventaram ao longo de aproximadamente duas décadas, nos inspiram”, citou Schirmer.

O chefe do Executivo avalia que o modelo basco é o que mais se aproxima à realidade de Santa Maria. “Somos a terceira cidade do Brasil em número de mestres e doutores percapita. São oito instituições de ensino superior presentes na cidade. A nossa vocação original é voltada à educação e é através dela que alcançaremos as transformações que desejamos”, afirmou o prefeito que, mais uma vez, agradeceu o retorno dado pela Aclima na recente missão empresarial santa-mariense ao País Basco, realizada em janeiro desse ano.

Em seguida, a diretora geral e o presidente do cluster fizeram uma apresentação institucional da Aclima. Moragues reforçou os princípios da sustentabilidade observados pelas empresas, indústrias e instituições bascas associadas. Em seguida, foi a vez das instituições bascas representadas na missão empresarial. As apresentações serviram de preparação para as rodadas de negociações que ocorrerão à tarde. Representantes de empresas e instituições santa-marienses presentes à missão empresarial realizada em janeiro também participaram das apresentações. O matchmaking entre investidores europeus e santa-marienses também ocorrerá no Conjunto III da Unifra.

Na oportunidade, as linhas de prospecção estarão direcionadas para os segmentos de tecnologia, consultoria, engenharias de meio ambiente e gestão ambiental, com representações da IDOM Engenharia e Consultoria, IDEMA Engenharia de Meio Ambiente, Inguru Engenharia e Gestão Ambiental, Ciudad City, Grupo MAS e Limia & Martin, Universidade de Deusto e Tecnalia.

Comitiva Aclima

– ACLIMA (Juan Luis, Monica Moso e Geana Leschko)

– Universidade de Deusto (Garbiñe Henry Moreno)

– TECNALIA (Oscar Mozo)

– IDOM (David Moncholi Badillo)

– IDEMA (Arrate Monasterio Garde)

– INGURU (Jose Antonio Galera)

– Ciudad City (Angel Morúa)

– Grupo MAS (Juan Luis)

– Limia & Martín (Imanol Martín)

Aclima

Fundada em abril de 1995, a Associação Cluster de Indústrias de Meio Ambiente do País Basco (Aclima) reúne, atualmente, 98 indústrias associadas, 83 empresas privadas ligadas ao setor, 15 Membros Honorários e mais de 9,2 mil profissionais envolvidos. A Aclima visa liderar ações para promover a competitividade da eco-indústria. Os integrantes da associação são fornecedores de bens e serviços, como engenharia, consultoria, planejamento urbano e construção, bem como instituições públicas, centros tecnológicos e universidades.

O que é um Cluster

Um Cluster é um grupo de empresas interconectadas e de instituições associadas, próximas geograficamente e ligadas por atividades e interesses comuns e complementares entre si. Os Clusters visam melhorar a competitividade das empresas associadas, por meio de projetos de cooperações, e desempenham a função de agentes de contato entre as instituições, gestores de comunicação, identificadores de oportunidades e apoiadores de processos de trabalho.

A missão santa-mariense

Participam da missão santa-mariense ao País Basco, entre 23 e 28 de janeiro, além do prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, o diretor de Gabinete Rogério de Assis Brasil, representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Fórum de Entidades Empresariais, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Câmara de Vereadores e empresários com atuação voltada aos segmentos de metalurgia, consultoria ambiental, gestão de resíduos sólidos e construção de transformadores de distribuição de energia elétrica.

A comitiva santa-mariense no País Basco

Cezar Augusto Schirmer

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Marcos Ugalde de Araujo Goes

Sustentasul Consultoria Ambiental

Gilson Tadeu Amaral Piovezan Júnior

GR2 – Gestão De Resíduos Sólidos

Marçal Paim da Rocha

Químea

Juliana Vidal Marcon

Destina Soluções em Resíduos

Sonia de Avila Botton

UFSM

Diogo De Gregori

Agência de Desenvolvimento de Santa Maria

Lucas Fernandez Robinson

Robinson, Bernardes & Dias Advogados

Rogério Carvalho de Assis Brasil

Diretor do Gabinete

Prefeitura Municipal de Santa Maria/Unifra

Valéria Cristina Paredes Robinson

Destina Soluções em Resíduos

Giovani Carter Manica

Secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Maria de Lourdes Castro

Câmara Municipal de Santa Maria

Souvenir Machado

Diretor da Cacism e Presidente do Fórum das Entidades Empresariais

Marcio Mansilha

Polo Electro

Eduardo Mansilha

Polo Electro

 

 

Texto e fotos: Fabricio Minussi