Acidente aéreo no Irã deixa 128 mortos

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Dezembro de 2005 às 20:27, por: CdB

Pelo menos 128 pessoas morreram na queda de um avião militar em Teerã, capital do Irã, nesta terça-feira. Entre os mortos, vários eram jornalistas. O avião tentava fazer um pouso de emergência no aeroporto de Mehrabad quando se chocou contra um prédio de 10 andares, em uma área residencial intensamente povoada. O impacto provocou uma forte explosão, incendiando o edifício. Todos os 94 passageiros e tripulantes do avião morreram.

Emergência

O C-130 havia acabado de levantar vôo do aeroporto de Mehrabad quando o piloto informou que havia uma ermegência e tentou voltar. Ele aparentemente perdeu o controle do avião quando tentava pousar. O avião deveria seguir para Bandar Abbas, no sudoeste do Irã, e levava a bordo mais de 70 jornalistas e fotógrafos que iam cobrir exercícios militares na região.

Uma testemunha contou ter percebido que algo estava errado pouco antes de o avião se chocar contra o edifício:

- Nós estamos acostumados com aviões, mas eu pensei: 'Meu Deus, esse aí parece que vai bater'. Logo depois o avião se chocou contra o prédio com um barulho enorme e a fumaça começou a subir.

Acredita-se que a Força Aérea do Irã tenha 15 aviões americanos do modelo C-130 em operação, comprados antes da Revolução Islâmica de 1979 e do boicote americano ao Irã. Em 2003, um outro avião militar do Irã caiu no sudeste do país, causando a morte de todos os 276 guardas revolucionários a bordo, além da tripulação. As autoridades atribuem o alto número de acidentes à falta de peças de reposição para os aviões, por causa das sanções americanas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo