Ação educativa gera parceria entre Guardas de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim

Arquivado em:
Publicado Segunda, 26 de Março de 2012 às 11:31, por: CdB

Publicada em 26/03/2012, às 17h30

Por Célia Marques, com a colaboração de Fábio Andrade

Ação educativa gera parceria entre Guardas de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim

Fernanda Neves

O Teatro de Bonecos pretende que as crianças tornem-se retransmissores das mensagens em seus ambientes sociais

Agentes de Vitória e de Cachoeiro de Itapemirim vão participar da Oficina para Formação de Atores e Manipuladores do Teatro de Bonecos. O projeto faz parte das ações sociais realizadas pela Guarda Civil Municipal de Vitória com o objetivo de se aproximar, cada vez mais, da comunidade, sobretudo a escolar.

O curso acontece no período de 3 a 26 de abril, às terças e quintas-feiras, e será ministrado por David Pelissari e Geovano Toneto, agentes municipais de Vitória que já fazem parte do projeto. A carga horária é de 30 horas, e as aulas vão acontecer sempre de 14h às 18h, na Base da Guarda Civil de Vitória, na Ilha de Santa Maria.

As aulas serão ministradas pela Coordenação de Ensino e Formação da Guarda Civil de Vitória. Serão abertas 20 vagas, todas voltadas a Agentes Municipais de Segurança. Sete vagas são destinadas a agentes de Cachoeiro e 13 a profissionais da Guarda da capital.

As apresentações abordam temas como educação no trânsito, meio ambiente, respeito à diversidade e cidadania e são apresentadas em escolas de Vitória, reproduzindo situações reais com o objetivo de aproximar a atenção das crianças para problemas da sociedade.

Para tornar as peças ainda mais atraentes para as crianças, o curso de formação inclui tópicos especiais que contemplam, por exemplo, a inserção de músicas nos esquetes. Com isso, busca-se envolver os espectadores, fazendo-os absorver as mensagens com mais eficiência. Além disso, o Teatro de Bonecos pretende que as crianças tornem-se retransmissores das mensagens em seus ambientes sociais.

Com o boneco nas mãos, os agentes podem contar histórias e prender a atenção das crianças. Segundo Glória Borsoe, coordenadora de ensino de formação da Guarda Municipal de Vitória, esse é o principal recurso do projeto. “O Teatro de Bonecos serve como apoio à educação. Por meio da ludicidade, conseguimos reforçar o que a criança aprende na escola. Queremos assim formar cidadãos conscientes de suas escolhas e posturas diante da vida” - explica.

Em 2011, foram feitas 35 apresentações e 3200 espectadores puderam conferir o trabalho do Teatro de Bonecos da Guarda Civil Municipal de Vitória.

Teatro de Bonecos – próximas apresentações:
27/03 – Emef Edna de Mattos
Jesus de Nazareth, às 8h30 e às 13h

28/03 – Cmei Zenaide Genoveva
Jardim da Penha, às 8h30

10/04 – Cajun Sólon Borges
9h

Com edição de Deyvison Longui

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo