Abu Mazen é o favorito entre os sete candidatos palestinos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de janeiro de 2005 as 07:54, por: cdb

Entre os sete candidatos nas eleições presidenciais palestinas, há representantes de três partidos nacionalistas e esquerdistas e quatro independentes.

Segundo as principais pesquisas, o candidato do Fatah, Mahmoud Abbas (Abu Mazen), é claramente o favorito à presidência palestina.
Abu Mazen, de 69 anos, não aparece ameaçado por nenhum outro candidato e provavelmente será o sucessor de Yasser Arafat.

Ele é o candidato do Fatah, que ainda é a principal organização política palestina, e o único movimento que compete com este grupo pelo apoio palestino é o Hamas, que decidiu boicotar as eleições presidenciais.

Abu Mazen é também o presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma organização fundada em 1964 e que reúne as principais facções nacionalistas e esquerdistas palestinas. Para muitos, Abu Mazen é um dirigente muito moderado e pragmático, mas é também quem goza do apoio da comunidade internacional o que, depois de quatro anos de Intifada, aparece como um ponto positivo.