Abbas não convence Hamas a aceitar trégua com Israel

Arquivado em:
Publicado Sábado, 22 de Janeiro de 2005 às 19:04, por: CdB

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, se reuniu neste sábado em Gaza com os dirigentes do movimento islamita radical Hamas, sem conseguir convencê-los a aceitar uma trégua com Israel, de acordo com um comunicado de seu gabinete.

- Abbas se reuniu neste sábado com os responsáveis do Hamas, e as discussões se desenvolveram em uma atmosfera positiva. - disse o texto.

- As discussões se referiram a uma situação interna e ao retorno à calma propício aos interesses nacionais dos palestinos. - acrescentou.

Um dos dirigentes do Hamas, Sami Abu Zohri, disse à imprensa que "falamos longamente do retorno à calma e mostramos que estamos dispostos a discutir sobre isso, com a condição de que seja claramente estabelecido que a ocupação israelense deve ter fim".

- As discussões trataram de assuntos importantes, sobretudo os problemas políticos internos, a necessidade de preservar a unidade dos palestinos, e as próximas eleições ao Conselho Legislativo Palestino. - completou Zohri.

- Reafirmamos o direito dos palestinos a se defender contra a agressão e não pode haver um retorno à calma com a manutenção da ocupação israelense. - frisou.

Mahmud Abbas tenta desde a terça-feira passada somar os grupos palestinos a uma trégua com Israel.

Mais cedo, três grupos armados palestinos, as Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, a Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP) e a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), se declararam prontos para um cessar-fogo condicional com Israel, cujos termos ainda devem ser negociados.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo