Abastecimento de água em Ibiá-MG é normalizado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 12 de outubro de 2003 as 19:15, por: cdb

O abastecimento de água em Ibiá, na região do Alto Paranaíba, foi normalizado no final da tarde deste domingo. Os mais de 20 mil habitantes estavam sem água desde sexta-feira, quando o rio Misericórdia foi atingido por óleo bruto derramado de um trem que descarrilou. De acordo com a Defesa Civil Estadual, desde esta manhã o líquido está sendo captado de outros dois córregos da região e bombeado para o reservatório da cidade.

Várias carretas e caminhões-pipa também buscam reforço em outros municípios da região. Dos seis vagões que descarrilaram, cinco continuam no local, um deles submerso no rio. Ele será retirado nesta segunda, após o uso de um produto que solidifica o óleo, para evitar novos vazamentos.

Técnicos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), responsável pela linha, montaram barreiras de contenção ao longo do rio, de onde está sendo sugado o óleo acumulado.Ainda de acordo com a Defesa Civil, um laudo sobre a qualidade da água pode sair na segunda.

O órgão informa que a limpeza completa do rio será feita depois da retirada do vagão submerso, mas ainda não há previsão de quando as águas do Misericórdia vão ser liberadas para consumo. Toda a operação está sendo custeada pela FCA, com o apoio da Defesa Civil e da prefeitura de Ibiá.