Abastecimento de água é retomado em Além Paraíba depois de 17 dias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 17:37, por: cdb

Aline Furtado
Repórter

Depois de 17 dias sem água, o abastecimento foi retomado nesta terça-feira, 25 de janeiro, em Além Paraíba. A falta de água foi acarretada pelas fortes chuvas, que destruíram a estrutura de concreto onde estavam instalados tubos de distribuição da Companhia de Saneamento (Copasa), responsável pelo abastecimento na cidade.

Por volta das 6h desta terça-feira, a companhia conseguiu resolver um problema na tubulação. A previsão da Copasa é que até a tarde desta quarta-feira, 25, o abastecimento estivesse normalizado.

Depois de tentativas de conserto do problema, na última noite, foram efetuadas soldas de contenção próximas às emendas. Na ação, foram utilizados esticadores, denominados tirantes, a fim de conter a movimentação dos tubos com a pressão da água. A demora na solução ocorreu porque foram feitas quatro tentativas de emendas de uma nova tubulação, implantada abaixo do fundo do leito do ribeirão do Aventureiro, na tubulação que já existia. Com a pressão da água, as emendas não resistiam.

Durante o período de falta de abastecimento, a produção de água foi reduzida a 80% da vazão normal. O abastecimento das partes mais altas foi reforçado com a utilização de caminhões-pipa e distribuição de copos de água tratada.

População de Além Paraíba está sem água há quatro diasEncontrados dois corpos levados pelas enxurradas em Ponte Nova e em Além Paraíba