AAA 5 de Setembro de 2011 – 19h11 DivulgaçãoPartido divulga o censo de afiliados Venezuela contabiliza mais de 1,5 milhão de socialistas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de setembro de 2011 as 18:07, por: cdb

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) divulgou nesta segunda (5) que conta com mais de 1,5 milhão de militantes afiliados. Este censo tem o objetivo de fornecer dados para a composição partidária de base nas campanhas eleitorais de 2012.

Ao final da reunião semanal do PSUV, sua dirigente, Blanca Eekout, disse aos jornalistas que este número ainda não é exato porque o censo do partido só estará concluído no próximo dia 11. Dados como esse alicerçarão as políticas de mobilização popular para as eleições do próximo ano, quando o presidente Hugo Chávez buscará a reeleição com o objetivo de dar continuidade às mudanças implementadas por seu governo, desde 1999.

Por outro lado, Eekout repudiou recentes investidas da direita contra o censo populacional, iniciado em agosto e que estará sendo processado até 30 de novembro. É o 14º Censo Nacional de População e está sendo realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas da Venezuela (INE).

Entidades políticas como o Copei (Partido Social Cristão da Venezuela) reivindicam a retirada de algumas perguntas do questionário base, por considerá-las “invasivas” e também incitaram a população a não responder a questões que lhe pareçam inadequadas.

“Lamentamos essa conduta insensata, irresponsável e apátrida de setores da direita, que atendem a uma agenda de interesses estrangeiros, porque nenhum cidadão venezuelano boicotaria o acesso a informações fundamentais para o desenvolvimento do país”, assegurou.

A deputada reiterou que os resultados do censo determinarão os rumos a serem adotados nas políticas públicas e econômica do país.

Redação do Vermelho com informações da Prensa Latina