800 quilos de maconha são apreendidos no Paraguai

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 25 de outubro de 2003 as 16:17, por: cdb

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai prenderam seis pessoas na noite desta sexta-feira em uma operação na qual foram apreendidos 800 quilos de maconha prensada e 16 quilos de sementes da planta em uma fazenda, informa neste sábado a imprensa local. A operação, que se estendeu até esta madrugada, aconteceu na colônia Naranjito, perto de Ciudad del Este, a cerca de 330 quilômetros da capital paraguaia e na fronteira com o Brasil e a Argentina.

Os detidos, de nacionalidade paraguaia, foram identificados como Miguel Benítez, Ramón González, Miguel Castillo e Elías Viveros. Outros dois menores, um de 14 e outro de 17 anos, também foram presos com o grupo. Todos foram levados ao escritório regional do Ministério Público, por ordem do procurador Rafael Ojeda, para serem interrogados.

“Os mesmos estavam encarregados da droga distribuída em 648 pacotes, pronta para ser distribuída”, e “pretendiam entrar com ela no Brasil pela fronteira deste para sua posterior comercialização”, disse Ojeda. Os implicados também eram responsáveis pelos cuidados de dez hectares de plantação da erva, escondida entre uma extensa plantação de milho e cana de açúcar.

Em recentes operações antidrogas, a polícia local apreendeu cerca de 200 quilos de cocaína em domicílios particulares das localidades vizinhas de Capiatá e Luque, ambas 20 quilômetros a leste de Assunção, além de mil quilos de maconha em uma estância em São Pedro, a 300 quilômetros da capital, pertencente a um dirigente esportivo.