6 militares mortos são massacrados no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de junho de 2003 as 03:54, por: cdb

Os seis militares britânicos mortos no sul do Iraque foram massacrados numa delegacia de polícia local informou, nesta quarta-feira, o jornal The Independent.

O jornal britânico, que não cita suas fontes, disse ainda que mais de 80 iraquianos devem ter sido mortos num “longo e feroz tiroteio” na terça-feira em Al Majar Al Kabir, perto de Al Amarah, 200 quilômetros ao norte da cidade de Basra.

Os corpos dos policiais militares britânicos foram encontrados por moradores da região que alertaram o Exército inglês, acrescentou o jornal.

Na terça, o secretário britânico da Defesa, Geoff Hoon, disse em um pronunciamento de emergência no Parlamento em Londres que seis militares foram mortos no primeiro confronto fatal conhecido envolvendo as tropas inglesas desde o final da guerra no Iraque, em 1º de maio, e outros oito ficaram feridos num segundo incidente.

– Informações iniciais sugerem que eles devem ter sido envolvidos num incidente na delegacia de polícia em Al Majar Al Kabir – afirmou Hoon, referindo-se às mortes dos militares e sem dar maiores detalhes.

Conforme o jornal The Sun, acreditava-se que os policiais tivessem sido surpreendidos por um grande número de militantes fedayeen, ainda leais ao ex-presidente Saddam Hussein, que abriram fogo e não deixaram sobreviventes.