53% dos americanos agora acham que guerra no Iraque não foi bom negócio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 2 de outubro de 2003 as 21:57, por: cdb

A maioria dos americanos agora acredita que a guerra no Iraque não valeu a pena, segundo uma pesquisa da rede de TV CBS e do jornal The New York Times divulgada nesta quinta-feira. A consulta mostrou ainda que os índices de aprovação do presidente dos EUA, George W. Bush, beiram o recorde negativo de sua gestão.

A pesquisa mostra novas baixas na performance de Bush na política externa, que obteve 44% aprovação. Metade dos entrevistados declarou-se confiante em sua capacidade de resolver uma crise internacional e 53% disseram que acreditar agora que a guerra no Iraque não valeu a pena.

O total de aprovação ao desempenho de Bush, pouco acima de 50%, quase voltou ao nível anterior aos atentados de 11 de setembro de 2001, depois dois quais atingiu 89%.

– As expectativas estão diminuindo porque as pessoas estão vendo que a situação no Iraque não está se passando conforme o planejado – afirmou o historiador James T. Smith ao jornal CBS News.

A pesquisa apontou ainda que 56% dos entrevistados não confiam na política econômica do presidente.

A 13 meses das eleioções presidenciais, os eleitores dividem-se entre Bush e o virtual candidato democrata: cada um teria hoje 44% dos votos.