450 mil ficam sem luz em São Paulo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de março de 2007 as 20:13, por: cdb

Cerca de 450 mil consumidores ficaram sem luz na região Central e Zonas Norte e Leste de São Paulo, de acordo com a assessoria da AES Eletropaulo. A queda de energia começou às 17h55 e foi provocada por uma falha no sistema de transmissão de Furnas Centrais Elétricas, geradora e fornecedora de eletricidade.

A falha ocorreu em uma subestação de Furnas na cidade de Guarulhos, na região metropolitana, e comprometeu o funcionamento em duas Estações Transformadoras Terminais (ETT) da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep). A AES Eletropaulo atua como distribuidora da eletricidade recebida dessas empresas.

O fornecimento na região central foi restabelecido às 18h30 e na Zona Norte, gradativamente, até as 18h45. Às 19h50, ainda eram registrados problemas no abastecimento de pontos na Zona Leste da capital, como os bairros de Vila Matilde e Tatuapé.

 Por causa do problema, parte do serviço do Metrô ficou paralisado. A Linha 1 (Azul) do Metrô, que liga as Estações Tucuruvi, na Zona Norte, e Jabaquara, na Zona Sul, deixou de operar por 20 minutos por falta de fornecimento de eletricidade. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, a interrupção na circulação dos trens ocorreu entre 18h e 18h20 desta quarta. A assessoria afirma que o motivo da interrupção seria o corte do fornecimento de energia em duas das três subestações que abastecem o Metrô.

Já os trens das Linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) circularam com restrição das 17h55 às 18h37.