380 toneladas de alimentos são arrecadas pela Caixa para o Fome Zero

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de junho de 2003 as 21:47, por: cdb

A arrecadação de alimentos não-perecíveis do programa Caixa Fome Zero superou, nesta semana, a marca de 380 toneladas. São alimentos coletados nas agências e correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal, em uma iniciativa que reúne funcionários, clientes e moradores das localidades onde a instituição está presente.

Em todo o Brasil, diferentes eventos contaram com a participação da CAIXA para arrecadar alimentos e multiplicar as ações do Fome Zero.

A semana começou com a doação de cinco toneladas de mortadela, efetuada pelo Frigorífico Marba ao programa, em uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo com a CAIXA, da qual o doador é cliente.

A doação ocorreu na última segunda-feira, durante assinatura de um termo de cooperação para agilizar as doações entre o ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano da Silva e a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

Já nos dias 19 e 20 deste mês, a CAIXA participa do terceiro treinamento dos multiplicadores do Projeto Fome Zero que irão atuar em 77 municípios das regiões do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas Gerais.

A instituição promoverá a reciclagem de conhecimentos sobre o Cadastramento Único, a prestação esclarecimentos sobre o preenchimento de formulários, a orientação sobre a utilização de aplicativos além de o tratamento de questões relativas ao pagamento dos benefícios sociais e entrega de cartões.

Na próxima segunda-feira, a CAIXA entregará a 15 entidades assistenciais do estado de Alagoas os alimentos arrecadados através de convênio com a Faculdade de Alagoas (FAL).

A faculdade privada isentou da taxa de inscrição no vestibular todos os estudantes que doassem cinco quilos de alimentos ao Fome Zero.

O programa da CAIXA recebeu 20% do que foi arrecadado. Até terça-feira, este número já chegava a 2,4 toneladas. Espera-se que na próxima segunda, o total a ser repassado pela CAIXA chegue a quatro toneladas.

Hoje, a CAIXA entregou cerca de 230 quilos de alimentos às entidades assistenciais de Limeira (SP) que atendem 244 famílias regularmente cadastradas. No próximo dia 25 começa outra campanha de arrecadação na cidade, que envolve os condomínios de edifícios comerciais e uma rádio local no Fome Zero.

Entre as ações da semana passada, em Maringá, cidade do norte paranaense, um show do Circo Beto Carrero, cujos ingressos foram distribuídos nas agências da CAIXA em troca de doações, resultou na arrecadação de quatro toneladas de alimentos.

As doações foram destinadas ao Centro de Referência da Família em Maringá, que atende 2.400 famílias com renda familiar de até meio salário mínimo per capita. Desde o início do programa, em março, as agências da região de Maringá já arrecadaram 10 toneladas de alimentos.

No município de São Vicente, na Baixada Santista, as duas agências da CAIXA promoveram, também na semana passada, dois dias de eventos para alavancar a arrecadação de alimentos para o Fome Zero.

Conseguiram 2,5 toneladas, muito acima do objetivo previsto, que era de uma tonelada. Serão beneficiadas 24 entidades da cidade, que atendem crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais.