29/02/2012 - PACIENTES OPERADOS DE FISSURA LABIAL SERÃO REAVALIADOS

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Março de 2012 às 05:13, por: CdB

29/02/2012 - PACIENTES OPERADOS DE FISSURA LABIAL SERÃO REAVALIADOS

Para garantir o acompanhamento e a recuperação das pessoas submetidas a cirurgias labiopalatinas realizadas em Santarém no ano de 2011 pela Operação Sorriso Brasil - uma ONG formada por voluntários – no próximo dia 02 de março (sexta-feira), a  secretaria municipal de Saúde (SEMSA) fará a reavaliação pós-cirúrgica desses pacientes. O atendimento iniciará às 8h no Centro de Referência de Saúde da Criança, à Avenida Barão do Rio Branco.

“Os pacientes precisam ser avaliados e o acompanhamento faz parte do tratamento. Este será o segundo atendimento pós-operatório. Tal procedimento é estabelecido no protocolo da Operação Sorriso Brasil, que dispõe que todo paciente operado tem que ser avaliado pelo menos três vezes durante um ano”, explicou o médico Emmanuel Silva, secretário de Saúde de Santarém.

A primeira avaliação dos pacientes foi feita uma semana após a cirurgia; a segunda será agora, após seis meses; e a terceira em até um ano do pós-operatório. O objetivo dos cirurgiões é o de possibilitar a boa recuperação dos pacientes, com consequente satisfação do resultado.

“Esse retorno com os médicos também é oportuno para esclarecimento de dúvidas. Nas avaliações, a equipe médica identifica se haverá necessidade ou não de nova intervenção cirúrgica. Durante o acompanhamento pós-operatório, os pacientes também passam por avaliação odontológica, fonoaudiológica e nutricional”, esclareceu a coordenadora do Centro de Referência de Saúde da Criança, enfermeira Carmélia Almeida.

Os programas cirúrgicos desenvolvidos pela Operação Sorriso têm como principal objetivo devolver o sorriso e a dignidade às crianças e jovens portadores de fissura lábio-palatina.

72 pacientes serão reavaliados no dia 2 de março. O Coordenador da Operação Sorriso em Santarém é o médico Jocivan Pedroso.

Mais informações: Enfermeira Carmélia Almeida - Coordenadora do Centro de Referência de Saúde da Criança (9197-6790).

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo