24/01/2012 - ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO DEVEM FUNCIONAR ESTE ANO

Arquivado em:
Publicado Terça, 24 de Janeiro de 2012 às 17:28, por: CdB

24/01/2012 - ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO DEVEM FUNCIONAR ESTE ANO

Através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Prefeitura de Santarém realiza obras de esgotamento sanitário em pelo menos dois grandes bairros do município: Uruará e Mapiri.

Através da construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) nesses bairros, Santarém será um dos poucos municípios da região Norte a ter saneamento.

A ETE Mapiri está sendo construída em uma área no final da Avenida Borges Leal. A obra entrou na última etapa de concretagem da estrutura, onde o esgoto será armazenado e tratado. A estrutura consiste em um grande tanque chamado reator UBOX. Dentro desse tanque, haverá diversos equipamentos por onde os dejetos passarão por etapas de tratamento.

Segundo os engenheiros da empresa Mello de Azevedo, responsável pelas obras, os equipamentos do reator já estão em Santarém e serão montados em fevereiro. Também está sendo construída a estação elevatória, que é a estrutura que irá receber e bombear o esgoto até o tanque de tratamento.

Inácio Correa, titular da SEMINF, com as Estações de Tratamento em funcionamento, o município dará um grande passo, principalmente na área ambiental. “Atualmente nenhum esgoto de Santarém é tratado e com as ETEs prontas, nós iremos sair desta situação”, afirmou Inácio Correa.

98 % da rede de esgoto do Mapiri estão instaladas e 95 % dos coletores troncos já foram concluídos. Os coletores troncos são os tubos maiores que recebem os dejetos da rede de esgoto e levam até a estação de tratamento. A instalação dos coletores troncos será concluída em março.  Em abril começará a ligação das casas atendidas pelo PAC à rede de esgoto. Este trabalho será finalizado em junho. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mapiri tem capacidade para receber dejetos produzidos por 50 mil habitantes. A rede irá beneficiar moradores de diversos bairros como Mapiri, Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Caranazal e Aparecida.

Já a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Uruará está com 25% da parte de construção civil pronta. Atualmente, está sendo feito o estaqueamento para a base do reator UBOX. Também são realizadas as escavações para a construção da elevatória.

No Uruará, 98 % da rede de esgoto estão concluídas e 30 % dos coletores troncos já foram instalados. A ETE do Uruará tem capacidade para tratar esgoto produzido por 25 mil habitantes. Por ser menor, a Estação de Tratamento de Esgoto do Uruará será construída em menor período. As duas estações devem começar a operar em fase de testes em julho deste ano. 

Controle de obras – Como prática de governo e a cada quinze dias, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo reúne com uma equipe de trabalho integrada por secretários municipais e engenheiros da Prefeitura e de empresas prestadoras de serviço para fazer o Controle de Obras. A mais recente reunião foi realizada ontem, 23 de janeiro. Na pauta, o Bosque Vera Paz, Programa Minha Casa Minha Vida, Terminal Hidroviário e PAC. A finalidade da reunião é discutir o andamento das obras em execução na cidade pelo Governo Cidade da Gente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo