18% é o aumento para aposentados em junho

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 10 de maio de 2003 as 21:41, por: cdb

As pessoas que são aposentadas e recebem mais que um salário terão reajuste apenas em junho e não em maio, conforme o prometido pelo governo. Os aposentados e pensionistas que recebem apenas um salário mínimo tiveram reajuste em abril.

Segundo o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, a correção deverá ser de cerca de 18%, o equivalente ao INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) acumulado em 12 meses, dependendo ainda do índice de maio.

– Queremos no ano que vem antecipar para maio. Seria justo do ponto de vista social. Não fizemos neste ano porque não havia recursos no orçamento – disse o ministro Berzoini.

Berzoini se reuniu neste sábado com o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, João Batista Inocentini e com o presidente da ATMASP (Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Paulo), Fortunato Amético Silvestre.

Na reunião, o disse que a proposta enviada ao Congresso não sofrerá “mudanças estruturais” e que, para compensar a cobrança de inativos, o governo irá recuperar o teto real dos benefícios.

No encontro, o ministro defendeu ainda a queda dos juros como forma de garantir melhorias sociais.