131 suspeitos são presos pelo exército americano em Bagdá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de novembro de 2003 as 04:17, por: cdb

O Exército americano anunciou na última quinta-feira a prisão de 131 supostos rebeldes durante operações de busca realizadas nas últimas 24 horas a oeste de Bagdá.

Segundo o comunicado militar, também foi apreendida grande quantidade de armas, munições e explosivos, além de dinheiro, rádios de comunicação, telefones celulares e documentos falsos.

As operações se concentraram nas regiões de Ramadi e Fallujah, a 100 km e 50 km a oeste da capital, onde as forças americanas têm sido alvo de ataques frequentes.

Segundo o Exército americano, a 82ª Divisão Aerotransportada feriu um ‘inimigo’ e capturou outros 78 e três operações. Em outra ação, o 1º Batalhão do 504º Regimento de Infantaria de Pára-Quedistas fez 37 prisões.

Além das prisões, os pára-quedistas apreenderam muitas armas pequenas, dinheiro jordaniano e sírio, documentos de identidade falsos, rádios de comunicação e telefones celulares.

Finalmente, outro batalhão de infantaria prendeu 16 homens que ‘tentavam colocar várias bombas artesanais’. Um dos detidos revelou a existência de um esconderijo, onde as tropas americanas encontraram obuses de morteiro, metralhadoras, explosivos, granadas, peças de artilharia e mais de 13 mil balas.

– Todas os detidos permanecem sob prisão enquanto são investigados – destaca o comunicado.