. : Comdep e Vigilância Sanitária conscientizam líderes comunitários sobre o combate ao vetor da dengue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 17:06, por: cdb

Os 37 líderes comunitários que participaram da reunião periódica com a presidência da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) nesta quarta-feira (25) foram lembrados de medidas que podem garantir o bem-estar de toda a população: as ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, foram o tema do bate-papo da Vigilância Sanitária com os presidentes de mais de 20 associações de moradores e demais líderes.

Na ocasião, foram apresentados os resultados do último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado periodicamente pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária. O mais recente ocorreu entre os dias 2 e 11 de janeiro, quando agentes de combate à endemia percorreram 54 bairros do município.

Embora Petrópolis esteja em baixo risco, com infestação de 0,4%, a Vigilância Sanitária continua pedindo o apoio da população no combate aos focos de dengue. “O município está se prevenindo muito bem, mas de nada adianta se cada um não fizer a sua parte. O vetor se dissemina com facilidade, e de 7 a 10 dias o mosquito vai de ovo a adulto”, explicou Eduardo de Lucena, coordenador da Vigilância Sanitária, salientando a importância da campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, com ações preventivas em casa e no trabalho que levam apenas 10 minutos semanais.

Entre as medidas mais simples para combater o mosquito Aedes aegypti então a limpeza de calhas, piscinas, pneus, ralos e bandejas externas de geladeiras, além da vedação total das caixas d’água. “É importante que essas informações sejam difundidas em nossas residências e no trabalho, para que todos estejamos alertas”, disse Lucena.

Para o presidente da Comdep, a reunião foi uma ótima oportunidade de convidar os líderes comunitários de toda a cidade a informar os moradores de seus bairros sobre como prevenir uma epidemia. “A campanha contra a dengue não é do governo, e sim de todos nós”, alertou o presidente da Companhia, lembrando que a Comdep coleta cerca de 2.800 pneus por mês, que, ao invés de acumular água parada, são destinados à reciclagem.

Os líderes comunitários aproveitaram a oportunidade de solicitar melhorias para seus bairros e também agradecer a ação da Comdep no atendimento aos seus pedidos, da capina e retirada de entulho à limpeza e substituição de coletoras de lixo.

Para o presidente da Associação de Moradores do Parque Cremerie (Ampacre), Paulo César Lopes, as reuniões periódicas na Comdep são sempre proveitosas. “Já consegui melhorias para o meu bairro graças a esse canal direto com a presidência da Companhia. Os encontros são sempre bons, pois podemos ver o que está sendo feito e o que falta fazer, além de trocar experiências com os representantes de outros bairros”, analisou.